O Que muda no PHP 7.3?

lançamento do PHP 7.3 acontece bem na chegada de dezembro, aquela época em que algumas coisas são tão certas quanto a piada do pavê na ceia de natal, as promessas pro próximo ano (que nunca cumprimos) e o show do Roberto Carlos em uma famosa rede de televisão aberta.

Já algo que não costuma ser rotineiro para dezembro são as releases do PHP, que normalmente têm novembro como data-base. Dessa vez a release tinha sido prometida para 13 de dezembro, mas acabaram surpreendendo todos, disponibilizando a público no último dia dia 6.

Esse lançamento surpresa nos fez correr atrás para disponibilizar a versão o mais rápido possível. Na sexta-feira, dia 07, um dia depois, lançamos para hospedagem Windows e, hoje, 10, para Linux.  Ou seja, mesmo com esses contratempos, a espera finalmente acabou e conseguimos brindar os nossos clientes com mais esta release!

O QUE MUDA NO PHP 7.3 ?

Não vou me focar aqui em features funções descontinuadas, implementações, para isto temos o excelente artigo do colega Fernando sobre php 7.3 e php 8: o que esperar dessas versões – ao invés disso trarei algumas informações sobre otimizações, back-end e performance.

Primeiramente, os benchmarks: o foco do PHP nas últimas releases têm sido a otimização do OpCode e redução de uso de memória, isso pode ser vistos em alguns benchmarks da OpenBenchmark, ao qual o gráfico mostra claramente o fruto dessa otimização.